sexta-feira, 28 de maio de 2010

MP vai investigar internação de índio no Hospital Psiquiátrico de Maringá

O Ministério Público começou a investigar a internação de um índio que está há um ano no Hospital Psiquiátrico de Maringá. A Promotoria Especial de Proteção dos Direitos Humanos e de Combate à Sonegação e a Promotoria de Proteção à Pessoa Portadora de Deficiência, ambas de Maringá, têm dúvidas se o paciente tem mesmo algum transtorno mental, como afirma a direção do hospital.

O promotor de Proteção dos Direitos Humanos e de Combate à Sonegação, Maurício Kalache, diz considerar estranho que o corpo médico tenha chegado a um diagnóstico preciso, mesmo com a dificuldade de comunicação com o suposto índio, que não falaria português, mas somente o guarani.

O índio foi levado para o hospital após passar por uma triagem. Antes, foi encontrado na rua

saiba mais
Sem falar português, indígena passa um ano internado em hospital psiquiátrico
Diretora do Hospital Psiquiátrico diz que índio internado tinha distúrbios

Para apurar informações do diagnóstico, o corpo médico, o paciente, uma assistente social do Ministério Público e um indígena de Maringá que se prontificou a fazer a tradução do guarani para o português se reuniram na manhã desta sexta-feira (28). “Se o diagnóstico for confirmado, vamos tentar encaminhar o paciente para um estabelecimento mais próximo da família dele [que moraria no Paraguai]”, diz Kalache.

Se o diagnóstico permanecer sem confirmação, Kalache diz que o Ministério Público poderá entrar em contato com a Fundação Nacional do Índio (Funai), a fim de tomar providências sobre o caso. No momento, além de Maringá, ele diz que Curitiba também acompanha o caso, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça às Comunidades Indígenas.

Na quinta-feira (27), a diretora do hospital, Maria Emília Parisoto de Mendonça, afirmou, em entrevista à RPCTV Cultura, que o paciente tem, sim, problemas mentais. Segundo ela, Segundo a diretora, “ele é um paciente psiquiátrico, com doença mental”.

Kalache acrescenta que a Promotoria de Proteção à Pessoa Portadora de Deficiência acompanha regularmente os casos de longa internação em Maringá. O caso em questão já era conhecido, mas a Justiça não sabia que o paciente poderia ser um indígena. “Por meio da imprensa, tomamos conhecimento disso e, agora, estamos acompanhando o caso mais de perto.”

Para Kalache, o fato de existir a possibilidade de o paciente ser indígena é lateral neste momento. Ele diz que o caso levanta questão sobre o atendimento médico prestado a todas as pessoas que não falam o português. “Como os médicos podem fazer um diagnóstico exato se o paciente for russo, por exemplo?”
Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário