terça-feira, 25 de maio de 2010

Homens são detidos por podas em árvores

Um caso curioso foi registrado pela Polícia Militar de Paranavaí na tarde de sábado. Dois moradores do Jardim São Jorge acabaram detidos por estarem cortando galhos de uma árvore na rua. De acordo com a PM, eles não apresentaram a devida permissão para estarem realizando aquele trabalho e por isso foram detidos para prestar esclarecimentos.

Na delegacia, eles foram ouvidos e liberados. O delegado responsável pelo caso entendeu que eles não cometeram nenhum crime que se enquadrasse dentro dos artigos da legislação ambiental. O caso deve ser encaminhado agora para o município, responsável pela poda de árvores no perímetro urbano.

A reportagem ouviu a diretora responsável pelo departamento ambiental do município, Poliana Oliveira de Morais, que explicou que todas as podas e cortes de árvores só podem ser feitos por uma empresa contratada pela Prefeitura.

“Muitas vezes as pessoas vêm até a secretaria fazer o requerimento de autorização e acredita que ela mesmo pode executar a poda. No entanto, tem uma empresa que presta esse serviço e nunca autorizamos o próprio morador”, esclareceu.

No caso de erradicação da árvore, Poliana contou que a pessoa precisa fazer o pedido, que depois será analisado por uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente. Caso fique constatado que a árvore precisa ser retirada, a empresa então vai até o local para executar o serviço.

No caso das podas, não precisa a vistoria e o laudo técnico. Assim que o pedido é feito, é repassado para a empresa fazer os cortes necessários. Ela ainda afirmou que o morador flagrado pela secretaria, pode ficar sujeito a uma multa administrativa de aproximadamente R$ 400,00 ou ainda ser denunciado para o Ministério Público. (

Nenhum comentário:

Postar um comentário