terça-feira, 14 de setembro de 2010

Região teve ontem vários focos de incêndio

O dia ontem foi de muito serviço para os policiais do Corpo de Bombeiros de Paranavaí e região por causa de vários incêndios registrados ao longo do dia, alguns de grandes proporções. O tenente Jardel Pereira dos Santos, comandante do Corpo de Bombeiros de Paranavaí, explicou que todo o efetivo foi utilizado para conter os incêndios.

Ontem foram quatro grandes focos de incêndios nas cidades de Tamboara, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica e Nova Aliança do Ivaí.

“Estamos mandando os bombeiros com carros baixos e nas cidades onde estão ocorrendo os focos contamos com o apoio das prefeituras e até mesmo das usinas que emprestam máquinas e caminhões pipas. Juntamente com voluntários destas cidades estamos lutando contra os focos que se espalharam por toda a região”, disse Jardel Pereira dos Santos.

Por telefone, o Diário do Noroeste conversou com o proprietário rural Mário Campana que teve 80% de sua propriedade de 250 alqueires, em Santa Mônica, queimada pelo fogo. Ele perdeu cerca de 30 novilhos e 70 vacas leiteiras tiveram os ubres queimados.

“Inicialmente meu prejuízo passa de R$ 100 mil, mas não para por aí. Agora como vou alimentar os animais se não tenho mais pastagem. Tenho 65 anos e nunca vi algo assim”, disse Campana.

Campana informou que há alguns dias a usina vem combatendo o incêndio em uma reserva florestal. “Do dia que iniciou esse fogo não teve ninguém do Ibama aqui para orientar a gente. Agora, em apenas um dia oito fazendas foram atingidas por esse fogo. Quero saber quem irá pagar esse prejuízo todo”, comenta o produtor.

No mês de agosto, o Corpo de Bombeiros de Paranavaí, Nova Esperança, Loanda e Nova Londrina atendeu 102 casos de incêndio florestal. Comparando com o mesmo mês no ano passado, houve um aumento de aproximadamente 130% de queimadas. A falta de chuva, a pastagem seca e a falta de umidade do ar são a combinação perfeita para o alto número de incêndios. (Por Robson Fracaroli)

Fonte: Diário do Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário