quarta-feira, 9 de junho de 2010

Juros vão a 10,25%; Brasil tem maior taxa do planeta

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu nesta quarta-feira aumentar a taxa básica de juros (a Selic) em 0,75 ponto percentual, indo de 9,5% para 10,25% ao ano. Com o aumento, o Brasil continua com os maiores juros reais do mundo, entre os países com economia de peso. Os juros reais descontam a inflação. Fazendo essa conta, os juros no Brasil ficam em 5,2% ao ano. Em segundo, vem a China, com taxa real de 2,4%. Em terceiro, está a Indonésia, com 2,2%.
Esta foi a segunda elevação seguida na taxa de juros, que havia ficado, até a reunião anterior do Copom, em abril, 19 meses sem subir.

A taxa volta a ficar em dois dígitos depois de um ano. Em abril de 2009, a Selic era de 10,25% e caiu para 9,25% em junho do ano passado.
Os juros são usados como política monetária pelo governo para conter a inflação. Com juros altos, as prestações ficam mais caras e as pessoas compram menos, o que restringe o aumento dos preços.

Um aspecto positivo dos juros altos é que eles remuneram melhor as aplicações. Isso é bom para os investidores brasileiros e também para os estrangeiros, que procuram o país.

Por outro lado, os juros altos prejudicam as empresas, que ficam mais cuidadosas para tomar empréstimos e fazer expansões. Por causa disso, o emprego também não cresce tanto. É em razão desse efeito que os empresários reclamam contra os juros altos.
Quem decide os juros

O Copom foi instituído em junho de 1996 para estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros.

O colegiado é composto pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e os diretores de Política Monetária, Política Econômica, Estudos Especiais, Assuntos Internacionais, Normas e Organização do Sistema Financeiro, Fiscalização, Liquidações e Desestatização, e Administração.
Fonte:UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário