quinta-feira, 10 de junho de 2010

Governo anuncia vacinação da gripe H1N1 para profissionais da Educação

No Programa de Descentralização do Governo do Paraná, realizado nesta quinta-feira (10), na Universidade Estadual de Londrina (UEL), o secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior, anunciou a ampliação da vacinação da gripe H1N1 para todos os profissionais da Educação no Paraná, incluindo os do ensino superior.

Segundo a secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, o anúncio veio ao encontro de pedidos realizados pelos próprios educadores junto à Secretaria da Educação. “Os profissionais da Educação estão em contato com um grande número de pessoas da comunidade escolar, o que aumenta as chances de contágio e transmissão da gripe”, comentou. A secretária ainda disse que muitos profissionais estavam fora da faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde para a realização da campanha de vacinação.

A campanha começa na próxima segunda-feira (14) e vai até o sábado dia (19). Estarão disponíveis, nas Unidades Básicas de Saúde, 100 mil doses da vacina. Os profissionais devem ir aos postos de saúde munidos de declaração do local onde trabalham para confirmar que são trabalhadores da educação.



PROGRAMA – Com a ampliação da vacina para professores e funcionários de escolas que não estão nos grupos prioritários, as Secretarias estaduais da Saúde e da Educação começam um programa específico para esse público. “Zelar pela saúde desses profissionais, que tanto fazem pelo nosso Estado, é cuidar da saúde de todos os paranaenses”, ressaltou o secretário de Saúde. O programa pretende ampliar a cobertura à saúde dos professores em diversas áreas, sobretudo com ações preventivas.

O Paraná já vacinou mais de 5,2 milhões de pessoas, o que corresponde a 99% da população definida na pelas faixas etárias do Ministério da Saúde. Proporcionalmente, é o estado que mais vacinação dentre todas as federações do país. No Brasil 76 milhões de vacinas – 86% da população. “Com a vacinação, cerca de 60% da população paranaense estará imune ao vírus, se considerarmos as pessoas que tiveram contato direto ou indireto durante o ano passado com o vírus da gripe A”, concluiu Moreira.

POLIOMIELITE – Moreira reforçou o pedido aos pais de crianças com idade até 5 anos, que as leve para tomar a primeira dose contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. A vacinação é dividida em duas etapas, a primeira será sábado (12) e a segunda, em 14 de agosto. Para cada etapa estão disponíveis 1,5 milhão de doses da vacina, distribuídas entre 4.100 postos. Os pontos de atendimento têm horário de funcionamento, das 8h às 17h, e cerca de 8 mil pessoas estarão envolvidas na vacinação.
Fonte:Dia a Dia Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário